Professores da Rede Municipal de Educação Surubim foram à Câmara Municipal de Vereadores na noite de ontem (24) vestidos de preto para protestar contra um projeto de lei enviado pela Prefeita Ana Célia Cabral de Farias, sobre o uso dos precatórios do antigo FUNDEF.
A prefeita busca autorização dos vereadores para utilizar os 40% do valor dos precatórios, parte referente à prefeitura, mas não mandou um projeto de lei para pagar os 60% dos professores, de acordo com lei aprovada no Congresso. Em falas recentes, a gestora municipal diz que aguarda uma decisão judicial do Supremo Tribunal Federal para poder pagar aos educadores. No entanto, vários municípios de Pernambuco já pagaram o valor aos professores e cidades como João Alfredo enviaram recentemente projeto para aprovar também o pagamento.
O Sindicato Único dos Professores Municipais de Pernambuco - Sinduprom, que representa a categoria, alega que basta ser feito um projeto de lei na câmara para que o dinheiro seja pago aos educadores. Insatisfeitos, os professores vem há dias protestando. Essa é a segunda vez que o professores vão à sede do legislativo municipal para mostrar sua insatisfação e estão se organizando para fazer novos protestos na próxima semana.
Na contramão da educação
Enquanto a reunião acontecia, alguns apoiadores da gestão municipal utilizaram as redes sociais para hostilizar os educadores que lutavam legalmente por seus direitos. Sem nenhum conhecimento de educação, questionavam os educadores sobre sua prática pedagógica e tentavam menosprezar a categoria tão importante para a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário