quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Felicidade é fazer os outros felizes

Vivemos tempos difíceis, onde palavras como "nós", "coletivo", "solidariedade", "companheirismo", "união", tornam-se cada vez mais esquecidas no dicionário da vida. A busca desenfreada pelo sucesso pessoal e  pela riqueza  fazem de nós seres individualistas em uma sociedade cada vez mais consumista e egocêntrica.

No que se refere a fé, a situação é ainda pior. Deus está ficando cada vez mais longe das famílias, dos lares, das escolas. Para muitos jovens dizer que se lê a Bíblia é ser brega, ultrapassado, do século passado. O maior problema, no entanto, não está no fato de que poucos possuem esse livro sagrado, ao contrário, é um dos mais vendidos no mundo, porém dos menos lidos. Em geral, o colocamos aberto em algum canto da nossa casa para ornamentá-la ou mostrar aos visitantes que somos "cristãos", apesar de nem sequer termos a preocupação de lê-lo.

A esperança começa a desaparecer dos corações de muitos, inclusive daqueles que dizem que crêem em Deus. Quantos já não sonham com um mundo melhor ou já desistiram de lutar por seus ideais? Quantas pessoas vivem reclamando da sua existência e depressivas pelo simples fato de que depositaram sua confiança nos homens, quando deveriam olhar para o céu. Quantos jovens suicidam-se diariamente, pois o que o mundo lhes oferece de alegria é supérfluo e o horizonte a sua frente é limitado.

Sonhar deixou de ser algo essencial para nós e vivemos tentando viver, tentando amar, tentando sorrir, e apenas tentando... Já não somos capazes de depositar todos os nossos esforços em busca de um único objetivo: ser feliz. Afinal, para muitos a felicidade depende muito mais dos outros do que de si próprio. Há muitos que ficam esperando que os outros lhes façam felizes e esquecem que a felicidade é algo que está dentro de nós.

" Eu sou o Caminho, a Verdade e a VIDA", disse Jesus. Como Ele próprio disse, Ele é vida. E todos aqueles que nEle esperam encontrarão a vida e a verdadeira felicidade. Não precisamos mendigar o amor das pessoas, nem tão pouco devemos acreditar que a nossa  realização baseia-se em coisas terrenas. Nossa confiança, nossos sonhos e nossas esperanças devem sempre estar em Deus e em seu Filho Jesus. Só Ele foi capaz de morrer em uma cruz por nós. Há prova de amor maior que essa? Creio que seus pais, seus irmãos, seu namorado ou marido, sua namorada ou mulher e até mesmo seus melhores amigos jamais fariam isso por você. 

Ser feliz consiste mais em fazer os outros felizes que a si próprio, pois nossa felicidade depende diretamente da felicidade daqueles que nos rodeiam. Seria muito egoísmo de nossa parte querer ser feliz sozinho, você não acha? Jesus amava, antes de ser amado e fazia o bem ao próximo, antes que lhe fizessem o bem. E nisto consistia a sua realização pessoal e a sua alegria. Só seremos amados, quando antes soubermos amar incondicionalmente e da mesma forma, só seremos completamente felizes quando fizermos os outros felizes.

Espera no Senhor! Confia tua vida a Ele. Espera no Senhor!

João Paulo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário