quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Chuvas com ventos fortes e granizo podem cair em PE quinta e sexta-feira

Segundo análise da Apac, chuvas devem se deslocar do oceano em direção ao continente, causando temporal / Foto: Arquivo/ NE10
Segundo análise da Apac, chuvas devem se deslocar do oceano em direção ao continente, causando temporalFoto: Arquivo/ NE10
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta de chuva forte a moderada para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata. Segundo a agência, a formação de nuvens vindas do oceano se descolam paras as regiões, causando temporal nesta quinta (18) e sexta-feira (19).

A Mata Sul Norte também deve registrar pancadas de chuva fraca durante a noite desta quarta; enquanto que na quinta, a mesorregião também deve ser marcada por trovoada de forma isolada durante a tarde e noite, contou a meteorologista Aparecida Fernandes. Segundo ela, uma instabilidade no oceano forma nuvens e provoca temporal no continente.
Para a noite desta quarta (17), segundo a Apac, o céu deve ser parcialmente nublado com pancadas de chuva em todo o Grande Recife e Zona da Mata Norte, com intensidade fraca. Já para esta quinta, a previsão indica tempo nublado com chuva e trovoada em toda RMR e Mata Norte durante os períodos da tarde e noite, com intesidade de temporal variando entre moderada a forte.
Um fenômenos chamou a atenção dos moradores do Grande Recife
Um fenômenos chamou a atenção dos moradores do Grande RecifeFoto: Diego Nigro/ JC Imagem
HALO SOLAR - Na manhã da última segunda (15) e terça-feira (16), um fenômeno causou curiosidade nas pessoas no Grande Recife. Uma espécie de arco-íris apareceu no entorno do sol.
Segundo a meteorologista da Apac, Aparecida Fernandes, o halo solar, como é chamado o fenômeno, acontece quando a nuvem cirrostratus é formada por uma cama de cristais de gelo fino a 6 quilômetros de altitude. Uma regração de luz reflete nos critais e causa o arco-íris. Ainda segundo a especialista, o fenômeno pode indicar temporal nas proximidades, mas não é garantia de chuva.
"Foi descrito por Isaac Newton, quando a luz branca atravessa um prisma, ela se decompõe em 7 cores. Neste caso, as nuvens carregadas, mais altas, funcionam como o prisma", explica o professor Antônio Carlos Miranda da UFRPE.

Fonte: Ne10

Nenhum comentário:

Postar um comentário