domingo, 6 de março de 2022

Professores de Surubim podem decretar greve esta semana

Foto: Sinduprom


Os professores  da Rede Municipal de Educação de Surubim irão realizar uma assembleia com o sindicato da categoria, o SINDUPROM, na próxima terça-feira(08),às 13h30min, na Câmara Municipal de Vereadores, devido ao descumprimento pela gestão municipal do pagamento do novo piso salarial desde janeiro. Na reunião eles irão deliberar se irão deflagrar uma greve.

De acordo com o Ministério da Educação, o reajuste salarial para os professores das redes públicas é de 33,24% em 2022. Embora Surubim venha recebendo repasses mensalmente do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a prefeitura tem se negado a pagar o novo piso salarial da categoria.

Diante do impasse os professores decretaram estado de greve em assembleia realizada em fevereiro deste ano e desde então vêm fazendo manifestações e denunciando nas redes sociais e emissoras de rádio da região o descaso da gestão Ana Célia Cabral com a categoria.

Ana Célia Cabral é prima do deputado federal Danilo Cabral, pré-candidato ao governo de Pernambuco e o apoia nessa empreitada. Danilo sempre levantou a bandeira da educação quando foi secretário de educação no governo Eduardo Campos e possui uma longa história de luta pela causa em Brasília. No entanto, na sua cidade natal, o pré-candidato não manifestou apoio aos professores até agora e nem tem cobrado da gestão municipal o cumprimento da lei federal que garante aos professores o pagamento dos seus salários. Como diz o ditado, casa de ferreiro, espeto de pau.

Por João Paulo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário