quinta-feira, 28 de maio de 2020

Rapidinhas de Surubim

Foto: folhape

Em crescimento -  O número de casos de contaminados pela Covid-19 em Surubim está cada dia maior. Nesta última  quarta-feira(27) foram contabilizados 79 casos confirmados e  7 óbitos. É hora do governo municipal tomar medidas mais rígidas, pois a população está assustada com esse rápido crescimento de casos nos últimos dias.

O povo quer saber - Já está na hora da Prefeitura de Surubim fazer uma prestação de contas detalhada dos valores que chegaram na cidade para o combate à Covid-19 e em que foram gastos. Entre verbas federais e emendas de deputados federais e estaduais, a soma ultrapassa 1 milhão de reais. Cuidar das pessoas é ser transparente no uso do dinheiro público.

Jucazinho na mira do MPF - O Ministério Público Federal de Pernambuco -MPF, pediu à justica a finalização nas obras de Jucazinho, para evitar o rompimento da  barragem por conta de infiltrações. Tempo não faltou para o governo federal terminar as obras, uma vez que o reservatório passou quatro anos vazio.   


                                                                                                                                        

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Jucazinho ultrapassa barragem de Carpina em volume de água

Barragem de Jucazinho/ Foto: João Paulo Lima

Com as chuvas que vêm  caindo desde março nas margens do rio Capibaribe, na região do Alto Capibaribe, o volume da Barragem de Jucazinho ultrapassou o da Barragem do Carpina.
De acordo com os dados da  Agência Pernambucana de Água e Clima - APAC, desta terça(26), a Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, no Agreste, está com 67 milhões de metros cúbicos de água. Issso é o equivalente a 33% de sua capacidade, que é de 204 milhões de metros cúbicos.
A Barragem do Carpina, localizada no município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte, está com 44 milhões de metros cúbicos, cerca de 16% da sua capacidade.
Jucazinho é o maior reservatório do Agreste e fornece água para  cerca de 15 cidades da região, entre elas Caruaru, Surubim, Riacho das Almas, Cumaru e Vertente do Lério.

Por João Paulo Lima

terça-feira, 26 de maio de 2020

Moraes determina que Weintraub seja ouvido pela PF para explicar fala em reunião ministerial

Foto: redebrasilatual.com.br




O ministro Alexandre de Moraes determinou, no âmbito do inquérito das FakeNews, que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja ouvido pela Polícia Federal para explicar uma declaração na reunião ministerial. Na ocasião, Weintraub afirmou que, por ele, colocaria “vagabundos na cadeia” – começando pelo STF.


“ DETERMINO que Abraham Weintraub, atualmente exercendo o cargo de Ministro da Educação, seja ouvido pela Polícia Federal, no prazo máximo de 5 (cinco) dias para prestar esclarecimentos sobre a manifestação acima destacada

Dê-se imediata ciência ao Procurador-Geral da República, para que, se entender necessário, acompanhe o depoimento; bem como para que se manifeste em relação as providências cabíveis para o prosseguimento da investigação”, diz a decisão.


Para Moraes, a fala de Weintraub “não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”.


"Há, portanto, indícios da prática dos delitos tipificáveis nos arts. 139 e 140 do Código Penal, bem como nos arts. 18, 22, 23 e 26 da Lei 7.170/1983", diz a decisão.


O Ministério da Educação informa que Weintraub já foi notificado oficialmente.


Os artigos 139 e 140 do Código Penal tratam dos crimes de difamação e injúria: "Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação" e "Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro".

Do G1
Por Andréia Sadi

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Barroso assume TSE e descarta prorrogar mandatos e adiar eleição para 2022

O ministro Luís Roberto Barroso, durante a posse como presidente do TSE Reprodução/TSE

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso tomou posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira, 25, e descartou prorrogar mandatos e adiar as eleições municipais para o próximo ano. Em função da pandemia de coronavírus, a Corte e o Congresso têm discutido a possibilidade de mudar a data das votações, previstas para outubro.
No discurso de posse, Barroso ressaltou o alinhamento com os presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em torno da questão e afirmou que “estamos todos alinhados em torno de premissas básicas”. “As eleições municipais somente devem ser adiadas se não for possível realizá-las sem risco para a saúde pública. Em caso de adiamento, ela deverá ser pelo prazo mínimo e inevitável”, disse.
O ministro descartou a hipótese de prorrogar mandatos, e empurrar as eleições municipais para 2022, como pedem alguns parlamentares, quando a população deverá voltar às urnas para escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. “Prorrogação de mandatos, mesmo que por prazo exíguo, deve ser evitada até o limite. E o cancelamento das eleições municipais para fazê-las coincidir com as eleições nacionais em 2022 não é uma hipótese sequer cogitada”, disse.
Na semana passada, Maia já havia sinalizado a possibilidade de adiar as eleições para o início de novembro ou de dezembro para evitar aglomerações nas seções eleitorais em outubro, quando ainda não há garantias de que a pandemia terá retraído no país. Alcolumbre tem se posicionado na mesma direção.
Participaram da cerimônia de posse, embora de forma remota, o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente, general Hamilton Mourão, Alcolumbre, Maia, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e outras autoridades. A posse de Barroso encerra o biênio da ministra Rosa Weber à frente do TSE.
Da Veja

Rapidinhas da política surubinense

Foto: Blog Casinhas Agreste

Foco na Covid - Sem obras significativas para mostrar aos eleitores, a prefeita Ana Célia foca nas suas redes sociais no combate à pandemia para passar uma boa impressão ao eleitorado. Dinheiro para gastar com a Covid-19 é o que não falta em Surubim, tendo vista os enormes valores que o município recebeu de emendas de deputados  e do governo federal para o combate à doença.

Pensando grande - O ex-prefeito Flávio Nóbrega tem mostrado ao eleitorado nas suas redes sociais seu desejo de criar uma ampla rede de avenidas asfaltadas para desafogar o trânsito do centro de Surubim e melhorar a mobilidade urbana.

PSOL lança candidato - O PSOL Surubim lançou nessa última semana a candidatura do advogado Dr. Alex Fernando a prefeito de Surubim. Jovem e com boas ideias, Alex é um nome promissor na política surubinense.

sábado, 23 de maio de 2020

Datena rompe com Bolsonaro ao vivo na tv

Foto: Reprodução

O apresentador do Brasil Urgente, da Band, José Luiz Datena, decidiu romper com o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (22).
Ele afirmou ao vivo, após assistir ao vídeo da fatídica reunião ministerial de abril em que Bolsonaro confessa interferência na Polícia Federal, que nunca mais quer entrevistar o presidente.
“Depois dessa fita, me permito deixar a Band escolher outros repórteres e apresentadores entrevistarem o presidente da República” disse o apresentador que, até a divulgação da fatídica reunião ministerial, era bolsonarista convicto.
Extremamente decepcionado com o presidente, Datena ainda perguntou o motivo pelo qual Bolsonaro não mandou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, “calar a boca” quando disse que mandaria ministros do STF para a cadeia.
No vídeo da reunião, que teve o sigilo derrubado pelo ministro do Celso de Mello, Bolsonaro prega o armamento da população, xinga governadores a admite que tentou interferir na Polícia Federal do Rio de Janeiro.

Da Revista Fórum

Após denúncia do blog, prefeitura faz limpeza de praça

Após  nosso blog fazer sérias denúncias sobre o descaso da Prefeitura de Surubim com as praças da cidade, especialmente a do bairro do IPSEP, a gestão municipal enviou uma equipe para capinar a mesma e fazer a limpeza do lixo que estava acumulado. 
Infelizmente, apesar da ação, a iluminação não foi reparada, o que tira a beleza do espaço à noite, bem como  gera insegurança para os moradores do local e demonstra o pouco caso que a prefeitura faz com os espaços de lazer  da cidade.

Vejam a foto de como ficou a Praça do IPSEP após a limpeza:

Praça do IPSEP em 22-05-2020

Apesar do esforço momentâneo da prefeitura para minimizar os problemas da praça, ela pouco lembra a antiga  beleza que havia no local (foto abaixo).

Praça do IPSEP no governo Flávio Nóbrega



O Blog Portal Surubim preza por cumprir seu papel social de denunciar erros e contribuir para que o respeito aos cidadãos surubinenses esteja sempre em primeiro lugar.

Por João Paulo Lima


sexta-feira, 22 de maio de 2020

Impeachment à vista



O advogado José Carlos Dias convoca a sociedade a reagir e prega o respeito à Constituição (Crédito: Jorge Araújo)

Perto de completar um ano de sua fundação, a Comissão de Defesa dos Direito Humanos dom Paulo Evaristo Arns se prepara para enfrentar um desafio gigantesco. Sua tarefa é provocar entidades da sociedade civil a tomar uma atitude diante do desgoverno. “Entendemos que o Brasil, na situação em que está, pela gravíssima situação sanitária e pelos problemas políticos de um modo geral, deve afastar o presidente Jair Bolsonaro”, diz o ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, presidente da Comissão Arns. “Ele é um homem absolutamente sem critérios e está atuando de forma covarde, não respeitando a saúde do povo brasileiro”, completou, referindo-se às medidas de combate à Covid-19 aplicadas pelo presidente.
Congresso apático
A Comissão, neste momento, mantém um permanente diálogo com outros órgãos no sentido de articular uma resposta aos impactos provocados pelas crises política e sanitária. Na quarta-feira 20, em encontro virtual, os membros da comissão e se reuniram para debater alternativas. Segundo Dias, a ferramenta do impeachment não é a ideal e deveria ser evitada ao máximo. “Entretanto, se esse é o caminho previsto na Constituição, devemos prosseguir nele. Mas o Congresso não está dando uma resposta adequada e a sociedade civil tem que reagir, tem que pressionar”, afirmou Dias. A Comissão Arns espera também poder contar com o apoio do Supremo Tribunal Federal (STF) para legitimar futuras medidas.
A mobilização em marcha envolve o chamado Grupo dos Seis, formado pela Comissão Arns — Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O ex-ministro da Justiça, José Gregori, que integra a Comissão Arns, diz que nenhuma ação de oposição que está sendo avaliada está fora do âmbito da Constituição e da legalidade democrática. “Claro, se estivéssemos em um regime parlamentarista seria mais fácil, mas não significa que não há saída no presidencialismo. Afinal, o presidente da República não é uma estátua de mármore, intocado pelo mandato”, afirmou Gregori.
Criada em agosto de 2019 para acompanhar violações aos direitos humanos, a comissão é suprapartidária e reúne 20 membros, muitos deles ex-ministros dos governos FHC e Lula. Na semana passada, a entidade lançou o manifesto: “O presidente perdeu a condição de governar”, pedindo a saída de Bolsonaro, aumentando a pressão da sociedade contra o atual presidente da República.
Da ISTOÉ

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Rapidinhas de Surubim

Vereador Dr. Vavá/ Foto: Blog do Alberico Cassiano


Sem rodoviária - Embora a vinda do Corpo  de Bombeiros tenha sido essencial para Surubim e o Agreste Setentrional, a cidade ficou sem uma rodoviária decente para receber seus munícipes e visitantes. A atual estrutura é uma vegonha para o mais rico e importante município da região.

Sem universidade - Sonho do ex-governador Eduardo Campos e  promessa do deputado Danilo Cabral, Surubim e o Agreste Setentrional seguem sem receber o tão sonhado campus da UPE. Nem mesmo o fato do município ter uma prefeita do PSB contou para a realização da promessa.


É muita carne! - Denúncia do advogado e vereador Dr. Vavá  sobre  uma licitação  de compra de carnes e frios pela Prefeitura de Surubim no valor de mais de 880 mil reais tem repercutido em todo o município. Só de carne moída são 20 mil quilos. O povo quer saber: para que será tanta carne?

Lula descarta parcerias com Marina e Ciro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou parcerias com Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) nas próximas eleições e disse que cada um tocará o seu projeto. 
Em fala reproduzida em seu perfil no Twitter, na noite de hoje, Lula afirmou que ambos optaram por escolher seu próprio caminho naquilo que definiu como a "reconquista da democracia".



"A Marina escolheu outro caminho. Que Deus a abençoe. O Ciro decidiu que quer o voto de quem odeia o PT. Que vá com Deus. Se for possível construir um projeto pra reconquistar a democracia, tamo junto. Mas na eleição cada um vai tocar seu projeto", disse o petista. 
Em entrevistas, Ciro Gomes já adiantou que não fará campanhas ao lado de Lula por representar uma coisa muito diferente do chamado "lulapetismo". 

"Se ele quiser me apoiar, eu evidentemente não posso ser arrogante porque quero unir o Brasil. Evidentemente que eu não vou dizer 'não aceito'. Eu não tenho esse direito, nem cultivo isso. Eu cultivo muito a humildade. Agora estou só por apreço à sua pergunta dizendo que não faria campanha porque nós representamos valores muito distintos", afirmou. "Isso é completamente impossível, o Lula prefere o Bolsonaro a mim. Já demonstrou isso."
Apesar das declarações, Ciro Gomes foi um dos críticos à prisão de Lula em 2018 e tentou visitar o ex-presidente na sede da Polícia Federal em Curitiba.

As relações entre os dois foram definitivamente rompidas depois que o PT não aceitou montar uma chapa presidencial na eleição de 2018 encabeçada por Ciro e com Fernando Haddad (PT) como vice. Os dois acabaram saindo candidatos em chapas separadas, com o pedetista caindo no primeiro turno e o petista sendo derrotado no segundo por Jair Bolsonaro (à época no PSL,hoje sem partido).

Do UOL

Rapidinhas da política surubinense



Não será dessa vez -   Muitos prefeitos e vereadores esperavam que devido à crise que se instalou no país por conta  da pandemia do coronavírus, seus mandatos iriam até 2022, com um possível projeto de emenda à Constituição. Muitos até  já cantavam vitória. Mas ao que vemos, se depender do TSE e do Congresso, a eleição não passará de dezembro de 2020. Em Surubim, já tem político coçando a cabeça pensando numa possível derrota nas urnas.

Quem será? -  Não se pergunta outra coisa nos últimos dias a não ser quem serão os candidatos a vice-prefeitos nas chapas dos principais candidatos de Surubim: Flávio Nóbrega, Ana Célia e Túlio Vieira. Túlio inclusive só chegou ao poder municipal por ter sido vice de Flávio um dia. Não fosse a ajuda do padrinho político, jamais sonharia em ter sido chamado de excelentíssimo.

Contradição - Em Surubim o PT aliou-se ao Podemos, de Alvaro Dias, grande crítico de Lula. Vai entender...

Polarização - Embora sejam muitos os candidatos a prefeito de Surubim, ao que tudo indica a campanha eleitoral será polarizada entre a atual Prefeita Ana Célia e o ex-prefeito Flávio Nóbrega. Nos bastidores os grupos eleitorais já estão se formando. Lembrando que Ana só venceu Túlio na campanha de 2016 graças à força política de Flávio. Será que ela terá forças para se reeleger sem ele?

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Praças de Surubim são o símbolo do abandono da cidade



Atual Praça Chico Xavier no IPSEP

Diferentemente do governo Flávio Nóbrega, em que as praças eram o cartão postal da cidade, atraindo a atenção dos surubinenses e visitantes, atualmente esses espaços de lazer encontram-se praticamente esquecidos pela gestão municipal.
Sem investimentos na sua manutenção e melhoria, as praças mais importantes da cidade encontram-se em estado de abandono. Cobertas de mato,  com bancos quebrados, sem pintura e até com ausência deles em algumas. As poucas que tem fontes, estão sem funcionar. Estátuas foram quebradas ou desapareceram. Esses são apenas alguns dos problemas que encontramos nos espaços de lazer da cidade.
Vale ressaltar que o abandono das praças não é culpa apenas da atual gestão. Embora tenha piorado, a falta de manutenção desses espaços começou no governo Túlio Vieira e intensificou-se no governo Ana Célia.
A Praça  Chico Xavier, no bairro do IPSEP, é um dos maiores exemplos disso. Nela o mato se espalha, assim como o lixo e o descuido. Além disso, postes de iluminação estão sem funcionar e quebrados. Construída na gestão de Flávio Nóbrega, que também fez o calçamento de toda a Vila do IPSEP, em nada lembra o que era antes.
Na praça do Coqueiro outro descaso. Sem flores, com a fonte sem funcionar, os próprios moradores  têm plantado algumas plantas, na esperança dela voltar a ter um pouco da beleza que tinha no passado.
A principal praça da cidade, a Dídimo Carneiro, também não resistiu ao descaso. A sua fonte encontra-se há anos sem funcionar e precisando de reparos. Já na Praça Frei Damião, pouco resta da antiga grama e das plantas que tinha.
A Praça do Jacó também está sem grama e sem plantas. Uma das poucas coisas feitas foi a pintura dos bancos e equipamentos e a restauração da imagem de Nossa Senhora das Graças, seu principal monumento.
Na Academia da Cidade do bairro do Coqueiro, a situação também é desoladora. Com pouca iluminação para quem a utiliza, o mato cobre a área lateral que dá acesso ao campo de futebol da cidade e o monumento das crianças praticando esportes está quebrado e faltando componentes.
Na praça ao lado da Escola Oliveiros, até a linda bailarina que lá havia já não existe mais. Resta apenas o concreto e a lembrança.
A única praça que ganhou atenção da prefeitura de Surubim foi a Praça do Cinema, recentemente inaugurada com recursos  estaduais. Em quatro anos de governo, foi a única que teve algum trato, embora suas belas fontes tenham sido desativadas.
Outra praça que continua bela é a do monumento à vaquejada, localizada em frente ao Parque J. Galdino. A mesma foi adotada pelo proprietário do Posto Dubai, que cuida dela, após ver o abandono da gestão municipal.
Até mesmo o canteiro central da Avenida Oscar Loureiro foi abandonado à própria sorte. Perdeu toda a sua grama  e o  cuidado que havia com as árvores que ali existem já não é o mesmo. A entrada principal da cidade perdeu muito de sua beleza e algumas árvores morreram e não foram repostas.
Importante lembrar que as praças são o principal local de lazer e encontro da cidade, servindo para melhorar o convívio social e a qualidade de vida. Embora em tempos de coronavírus a população não possa usufruir das mesmas, elas serão essenciais quando essa pandemia passar, para que os moradores voltem à normalidade.

Por João Paulo Lima

terça-feira, 19 de maio de 2020

Congresso e TSE querem eleições até dezembro, sem prorrogação de mandatos

Foto: poder360.com.br



A maioria dos parlamentares do Congresso Nacional considera o adiamento das eleições municipais, mas sem prorrogação dos mandatos dos prefeitos e vereadores, de acordo com declarações do presidente da Câmara Rodrigo Maia(DEM-RJ), nesta terça(19).
Maia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre((DEM-AP), pretendem montar uma comissão mista com deputados e senadores para debater o assunto e, posteriormente, com o TSE.
A ideia do Congresso é a mesma do Ministro Barroso do STF, que assumirá a presidência do TSE na próxima segunda-feira(25). Para eles, a eleição será adiada para dezembro, no máximo, encerrando os mandatos dos prefeitos e vereadores atuais ainda em 2020.

Por João Paulo Lima, com informações do UOL.

Flávio Bolsonaro repassou R$ 500 mil, via fundo partidário, a advogado alvo do caso Queiroz



O PSL nacional contratou, a pedido de Flávio Bolsonaro, o escritório de advocacia de um ex-assessor que está envolvido no suposto vazamento de informações da PF (Polícia Federal) em benefício da família do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

A contratação teria ocorrido em fevereiro de 2019 em um contrato com duração de 13 meses, no valor total de R$ 500 mil. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

PSL foi o partido que Flávio e Jair Bolsonaro eram filiados quando se elegeram senador e presidente, respectivamente. No entanto, os dois já se desligaram da legenda, no fim do ano passado. Hoje, Flávio é filiado ao Republicanos, enquanto Jair Bolsonaro segue sem partido.

Segundo as notas fiscais da prestação de contas do PSL nacional relativas a 2019, o escritório Granado Advogados Associados, do qual o advogado Victor Granado Alves é sócio, foi contratado com dinheiro do fundo partidário —a verba pública que abastece as legendas no país— para prestar serviços jurídicos ao diretório do Rio, comandado por Flávio, a partir de fevereiro do ano passado.
O valor pago era de R$ 40 mil ao mês. O PSL informou que houve notificação de rescisão do contrato em 15 de janeiro deste ano, mas que uma cláusula determinava que eventual rompimento só se efetivaria 60 dias após essa comunicação.
Victor, assessor de Flávio na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), foi citado pelo empresário Paulo Marinho, em entrevista a colunista Mônica Bergamo, como um dos assessores do senador que teriam recebido de um delegado da Polícia Federal a informação de uma operação envolvendo pessoas do gabinete de Flávio. Victor Granado Alves também é investigado em esquema de 'rachadinhas' da Alerj.
O filho 01 do presidente se tornou peça central em outra apuração da Polícia Federal, que vai investigar o relato de Marinho sobre o suposto vazamento. O Ministério Público Federal também instaurou um procedimento para analisar o caso.
O empresário disse que, segundo ouviu do próprio filho do presidente, um delegado da PF antecipou a Flávio em outubro de 2018 que a Operação Furna da Onça, então sigilosa, seria realizada.
Além de apurar o vazamento, a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), a PF vai ouvir o depoimento de Marinho em inquérito já aberto para investigar, com base em acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, se o presidente Bolsonaro tentou interferir indevidamente na corporação.

Do Yahoo Notícias

Véia de Aprígio ganha força na chapa de Ana Célia


Foto Blog Visão Surubim

Nos últimos dias tem ganhado força os boatos de que a Vereadora Rosélia Maria dos Anjos e Silva(Véia de Aprígio) poderá ser a vice na chapa da prefeita Ana Célia, que tenta sua reeleição.
Historicamente Véia é forte aliada do governo do estado e da família Farias, tendo apoiado Ana em todas as suas tentativas anteriores de chegar à prefeitura.
Conhecida por seu trabalho na zona rural do município, a vereadora seria um nome de peso na chapa, uma vez que é bastante popular no município, tendo sido eleita a vereadora mais votada de Surubim por diversas vezes.
Resta saber ser Véia irá trocar a certeza da Câmara de Vereadores pela incerteza do Palácio Monsenhor Luiz Ferreira Lima.

Por João Paulo Lima

Governador de Pernambuco anuncia que está com a Covid-19

Foto: Redes sociais

Em pronunciamento em vídeo nas redes sociais, na noite desta segunda-feira(18), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara(PSB), anunciou que está com  a Covid-19.
O gestor disse que irá acompanhar as ações de combate ao coronavírus no estado de forma remota e que ficará em isolamento, tomando todas as medidas necessárias.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Portal Surubim de cara nova



O blog Portal Surubim completa 10 anos de história em 2020. Fundado pelo professor João Paulo Lima em setembro de 2010, foi o primeiro blog de notícias na cidade e é um dos mais conhecidos e acessados da região.
Com o objetivo de mostrar Surubim para o mundo e levar notícias e informações da cidade e região, o Portal Surubim está com um novo design, mais moderno e arrojado, iniciando as comemorações a sua primeira década de existência.

Eleições 2020 estão mantidas


De acordo com informações publicadas pelo jornalista Magno Martins em seu blog, as eleições municipais de 2020 estão mantidas. O blogueiro afirma que o TSE vem monitorando a situação em meio a pandemia e tem tomado providências para que o calendário seja mantido.
Vale lembrar que para que as eleições municipais fossem adiadas, seria necessário a aprovação de uma emenda constitucional, com duas votações no Câmara e duas no Senado. Por hora, esse cenário não é vislumbrado.
Na sessão administrativa da última terça-feira (12), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu negativamente a uma consulta formulada pela deputada federal Clarissa Garotinho (Pros-RJ) sobre a possibilidade de adiamento do prazo para a transferência de domicílio eleitoral para concorrer nas Eleições 2020. Por unanimidade, o Colegiado acompanhou o voto do relator, ministro Og Fernandes.
Em seu voto, o relator argumentou que o regime de plantão extraordinário da Justiça Eleitoral, vigente desde 19 de março, manteve todos os prazos previstos no Calendário Eleitoral 2020, assegurando a normalidade do pleito deste ano.

Por João Paulo Lima, com informações do Blog do Magno e do TSE.

domingo, 17 de maio de 2020

Rapidinhas da política surubinense

Ana Célia


Foto: Blog Visão Surubim


 A atual prefeita de Surubim terá que se  desdobrar para conseguir sua reeleição. Com um alto índice de reprovação popular, especialmente nas camadas mais baixas da população e sem obras expressivas para mostrar ao eleitorado, a gestora municipal terá um trabalho hercúleo para conseguir ganhar as eleições 2020. Outro problema que Ana enfrenta é na educação, sua pasta mais problemática: desde 2018 a relação da prefeita com os professores é bastante delicada, com paralisões de aulas pela categoria, descumprimento dos 200 dias letivos e ações na justiça para reverter cortes salariais indevidos. Além disso, os professores amargam o não pagamento do piso salarial do magistério desde janeiro desse ano.


Flávio Nóbrega


Foto: Blog Casinhas Agreste

Prefeito de Surubim por dois mandatos, Flávio Nóbrega foi o único prefeito que conseguiu o feito de eleger dois sucessores, entre eles a atual prefeita que dependeu de sua força política para chegar ao poder, após sucessivas derrotas eleitorais. Atualmente é o maior líder político do município, depois de ter deixado o mandato com uma aprovação popular acima de 80%. Flávio tem usado as redes sociais para mostrar ao eleitorado suas obras quando prefeito de Surubim e parece que a estratégia vem dando certo. Seus perfis nas redes sociais já têm milhares de seguidores e suas publicações têm repercutido  bastante.


Túlio Vieira



Foto: Blog da Maluma Marques

O ex-prefeito Túlio Vieira tenta despontar na corrida eleitoral, mas está longe disso. Pouco popular, Túlio vive das sombras do seu padrinho político Flávio Nóbrega, o qual o lançou como sucessor em 2012. Sem Flávio, jamais teria sido prefeito de Surubim ou até mesmo político. A situação do pré-candidato tem piorado com a fuga de importantes aliados seus para o palanque de Flávio Nóbrega, como os vereadores Dr. Vavá, Micherlan e Anabel. Enfraquecido, Túlio tenta ressuscitar antigos nomes da política surubinense, como o  ex-vereador Artur do Rêgo, tão fraco no cenário político atual, quanto ele. A sorte do pré-canditato é o apoio do deputado federal Ricardo Teobaldo, seu atual padrinho político, que tenta conseguir através dele algum voto em Surubim, nas próximas eleições de 2022.

Por João Paulo Lima

segunda-feira, 4 de maio de 2020

No mês da educação, professores de Surubim não tiveram o que comemorar


Foto: Rede Brasil Atual

No último dia 28/04, foi comemorado o dia internacional da educação. No entanto, em Surubim, os profissionais do magistério não tiveram o que comemorar.
Desde janeiro os professores da Rede Municipal de Surubim estão sem receber o novo piso salarial do magistério, cujo aumento foi de 12,84%, de acordo com o MEC.
Além de não pagar o piso salarial,  a categoria sofre com o não pagamento das 187,5 horas aulas dos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e com descontos indevidos que foram realizados pela Secretaria de Educação, que foi parar no Ministério Público, dando causa ganha aos educadores, mas até agora não tiveram seus valores ressarcidos.
Desde 2018 a educação em Surubim vem passando por sérios problemas como a paralisão de aulas em diversas sextas-feiras do ano e o não cumprimento dos 200 dias letivos, que também fez com que a Promotoria de Justiça exigisse da gestão municipal o cumprimento dos dias letivos não cumpridos, o que até agora não foi feito, comprometendo o desenvolvimento educacional dos estudantes de Surubim.

Por João Paulo Lima