sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Vestibular 2015 do IFPE oferece vagas em Surubim

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) oferecerá 5.247 vagas no Vestibular 2015, distribuídas em 21 cidades, onde são localizados 15 campi e também polos de Educação a Distância (EaD). As inscrições deverão ser realizadas no período de 1º a 19 de outubro, exclusivamente através do site www.ifpe.edu.br. É cobrada uma taxa de R$ 20 dos candidatos aos cursos técnicos e R$ 40 dos que farão cursos superiores. O pagamento deve ser realizado somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 20 de outubro.

As isenções às taxas de inscrição deverão ser solicitadas a partir desta quarta (24) até a próxima sexta-feira(26), também através do site do IFPE. A isenção é concedida a candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio ou Fundamental, de acordo com a modalidade do curso escolhido, em escolas da rede pública. Também pode solicitar isenção quem cursou todo o Ensino Fundamental ou Médio na rede privada com bolsa integral, além de egressos dos Programas Mulheres Mil, inclusive os seus dependentes, ou do PROIFPE, mantidos pelo IFPE.

Depois de solicitar a isenção pela internet, o candidato deverá imprimir um requerimento e entregá-lo assinado, junto com a documentação exigida pelo Edital de Instrução de Isenção, no campus onde concorrerá à vaga, de 25 a 27 de setembro, das 8h às 12h e das 14 às 17h. Nos Polos da EAD, há horários específicos de atendimento, que podem ser consultados no Manual do Candidato. A documentação necessária inclui cópia do documento de identidade, histórico escolar, declaração de bolsista integral para estudantes da rede privada, comprovante de renda referente aos meses de julho e agosto de 2014 e documentos comprobatórios de situação de autônomo ou desempregado, quando for o caso.

Metade das vagas do Vestibular 2015 é oferecidas pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar pelas subcotas de renda ou de etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. Esse público terá direito 50% de todas as vagas destinadas às cotas. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da Zona Rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista). 

A prova do Vestibular 2015, pela primeira vez, será realizada no mês de novembro, no dia 23. A data foi escolhida com o objetivo de evitar "choques" com seleções preparadas por outras instituições de ensino.  Candidatos aos cursos técnicos responderão a 30 questões, sendo dez de Português, dez de Matemática e outras dez de Conhecimentos Gerais. Já quem tenta uma vaga de curso superior terá redação e outras 50 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

A divulgação do listão do Vestibular está programada para o dia 15 de dezembro.
SISU/SISUTEC - A oferta para o próximo ano também ocorrerá através do SISU e do SISUTEC, que levam em conta a nota do ENEM. Pelos dois sistemas, serão disponibilizadas todas as vagas referentes à segunda entrada dos cursos superiores e dos técnicos na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato. Serão 2.160 vagas pelo SISUTEC e 382 pelo SISU.

ACESSIBILIDADE - Neste ano, os manuais dos candidatos e o site onde será realizada a inscrição serão disponibilizados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Como nos anos anteriores, as pessoas com necessidades especiais deverão indicar suas limitações no momento da inscrição para que a prova seja aplicada em regime especial.

Fonte: IFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário