quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Unesco aponta má qualidade como principal problema da educação no Brasil

Relatório vê avanços no acesso ao ensino entre a população mais pobre, elogia o Fundeb como uma política de sucesso e diz que a solução dos problemas passa pela valorização dos professores.
Nenhum dos seis objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) será cumprido globalmente até 2015, segundo o Relatório de Monitoramento Global Educação para Todos. O levantamento, que será divulgado nesta quarta-feira (29/01) em Brasília e em Adis Abeba, na Etiópia, aponta que 250 milhões de crianças não conseguiram aprender o básico na escola primária e que um quarto da população jovem do mundo não é capaz sequer de ler parte de uma frase.
Apontado diversas vezes como exemplo positivo, o Brasil conseguiu atingir as metas de "educação primária universal" e "habilidade de jovens e adultos", mas ainda precisa avançar para melhorar a qualidade do ensino e diminuir os índices de analfabetismo. Treze milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever, o que faz do Brasil o oitavo país com maior número de analfabetos.
"O grande nó crítico do país é a qualidade da educação, especialmente em relação ao aprendizado. O aluno está na sala de aula, mas não aprende. É uma exclusão intraescolar: 22% dos alunos saem da escola sem capacidades elementares de leitura e 39% não têm conhecimentos básicos de matemática. De qualquer maneira, não podemos negar os grandes avanços que o Brasil apresentou", afirma Maria Rebeca Otero, coordenadora de educação da Unesco no Brasil.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é visto como uma política de sucesso. O relatório diz que o fundo aumentou em 20% a frequência escolar entre as crianças mais pobres e elevou o número de matrículas, especialmente no norte do país. "O Fundeb é tido como um exemplo para o mundo, mas devemos destacar que a gestão dos recursos ainda é muito deficitária", avalia Otero.
A Unesco critica o fato de as políticas sociais e educacionais não reduzirem a disparidade de investimento por aluno no país. Em 2009, o Estado gastou 611 dólares por aluno do ensino primário na região Nordeste, metade do que é investido em um estudante do Sudeste. O mínimo de gasto para uma educação adequada seria 971 dólares por aluno, diz a publicação.
Valorização dos professores
É necessário treinar os professores e oferecer a eles uma remuneração adequada, afirma a Unesco
O relatório, intitulado Ensinar e aprender: atingindo a qualidade para todos, destaca que cerca de 10% do gasto na educação infantil no mundo é perdido devido às falhas no sistema de ensino. A crise global do aprendizado custa aos governos 129 bilhões de dólares por ano. "No estágio atual, os países simplesmente não podem reduzir o investimento em educação", ressalta o texto.
A Unesco conclui que a valorização dos professores pode mudar esse cenário e faz um alerta aos governos para que ofereçam melhores condições de trabalho a esses profissionais. "É preciso atrair melhores candidatos e preencher as vagas. Eles precisam ser treinados para entender as necessidades das crianças e também ser valorizados, com melhores salários e planos de carreira", diz Otero.
O especialista em políticas públicas de educação Erasto Fortes, membro do Conselho Nacional de Educação, afirma que o governo deve se comprometer a construir uma política nacional de formação de professores e oferecer programas de especialização, como prevê o Plano Nacional de Educação (PNE). "O piso salarial, que é muito baixo, também precisa corresponder à média paga a outros profissionais que tenham o nível de formação de ensino superior. Ainda assim, estados e municípios têm recorrido à Justiça para fazer com que essa lei não tenha vigência, em função de dificuldades orçamentárias", critica.
De acordo com a Unesco, será necessário recrutar 5,2 milhões de professores em todo o mundo até 2015.
Ainda sem um Plano Nacional

O PNE foi aprovado no Senado em dezembro de 2013, mas, como houve modificações, o texto voltou para a Câmara dos Deputados. A nova versão é alvo de críticas de movimentos de educação, que veem um tom "privatista" nas mudanças.O Brasil está sem um Plano Nacional de Educação desde 2011. O primeiro, aprovado em 2001, teve vigência de dez anos. O novo texto que tramita no Congresso Nacional estabelece 21 metas para aprimorar a educação no país. "O problema principal a ser considerado é o prazo. O Congresso ainda não cumpriu com sua competência de aprovação do plano e precisa ser mais ágil", considera Fortes.

Como exemplo do impacto do novo texto aprovado pelos senadores, o especialista em financiamento da educação José Marcelino de Rezende Pinto explica que o Fies, que permite ao estudante financiar as mensalidades das instituições privadas, e o Prouni, que oferece bolsas de estudo em universidades particulares, seriam considerados gastos públicos. "É muito pior, porque infla o gasto e considera todos os repasses ao setor privado como gasto público. É o velho artifício de incrementar o gasto educacional", diz.
O coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, teme que o PNE não seja aprovado na Câmara antes das eleições, em outubro. "Durante todo o processo, o governo federal tentou protelar a votação. Se a pressão das eleições não fizer com o que o governo aprove o plano, o debate pode ficar para 2015 ou 2016. É um momento muito delicado", avalia.
Financiamento da educação
Pressionado pelos protestos de junho do ano passado, o Congresso Nacional aprovou em setembro a destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação. Para Marcelino, os recursos não serão suficientes para bancar a elevação de 10% do PIB para gastos em educação, como prevê o PNE.
No relatório, a Unesco estabelece que o mínimo a ser investido é 6% do PIB. De acordo com a entidade, o Brasil destina 5,9%. Segundo Marcelino, esse parâmetro internacional não pode servir de comparação. "Países ricos gastam cerca de 6% do PIB, mas o montante deles é muito maior. O que deve ser analisado é o gasto por aluno. Os Estados Unidos, por exemplo, investem seis vezes mais do que o Brasil", diz.
O especialista argumenta que, para cumprir a meta de 10% do PIB para educação, o Congresso deverá fazer um grande esforço orçamentário. "O próprio ministro da Educação, Aloísio Mercadante, admitiu que os royalties não seriam suficientes. Agora, tudo depende da batalha dos deputados. Só o petróleo não dá. Acho que o exemplo da Copa é interessante: quando se precisa de dinheiro, ele aparece."

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Governador do RS é condenado por improbidade administrativa

BRASÍLIA – A Justiça do Rio Grande do Sul condenou, em primeira instância, o ex-prefeito de Porto Alegre e atual governador do estado, Tarso Genro, por improbidade administrativa. Duas vezes prefeito da capital gaúcha (1993-1996 e 2001-2002), Tarso foi acusado de autorizar a contratação de auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde em caráter temporário e sem concurso público.
Pelas mesmas acusações, foram condenou João Verle (2002-2004) e Raul Pont (1997-2000), também ex-prefeitos da capital, e os ex-secretários municipais de Saúde, Henrique Fontana (atualmente deputado federal), Lúcio Barcelos e Joaquim Kliemann. Ainda cabe recurso da condenação, em primeira instância.
Além de ter os direitos políticos suspensos por cinco anos (a contar do trânsito em julgado da decisão, ou seja, quando não houver mais possibilidade de interposição de recursos), Tarso Genro, João Verle, Raul Pont, Henrique Fontana, Lúcio Barcelos e Joaquim Kliemann terão que pagar R$ 10 mil de multa, cada um. Os cinco réus ficam proibidos de assinar contratos com o Poder Público, e de receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente, até a conclusão do processo.
Na ação civil pública que moveu contra os ex-prefeitos e ex-secretários de Saúde, o Ministério Público estadual sustenta que as contratações temporárias feitas pela prefeitura de Porto Alegre entre 1993 e 2002 foram irregulares e violaram o princípio constitucional que exige a realização de concursos públicos.
Na sentença, a juíza Vera Regina Cornelius da Rocha Moraes, da 1ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central, ressaltou que “a demanda da população não era provisória, mas permanente," o que, para ela, descaracteriza a motivação para contratações emergenciais”. A juíza lembrou que, em 1996, a prefeitura assinou um termo de cessão de recursos humanos que previa a realização de concurso, mas continuou a contratar profissionais de forma temporária. O concurso para médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem foi realizado apenas uma vez, em 1998. Para Regina, “alguns contratos, sob forma temporária, foram privilegiados, em prejuízo de outros candidatos aprovados em concursos públicos para os mesmos cargos”.
Em nota enviada à Agência Brasil, Tarso Genro classifica a decisão judicial de “absurda”. No documento, Tarso diz que o ato concreto apontado como suficiente para caracterizar a “improbidade” foi a contratação de um médico radiologista, para prestar serviços à Prefeitura, com base na Lei Municipal n°7.770/96, que a juíza, de relance, apontou como “inconstitucional”. Segundo ele, na época, a prefeitura não tinha médicos concursados para contratar. Ele ressaltou que este é o quarto processo a que responde ao longo de 40 anos de vida pública, tendo sido absolvido nos três primeiros.
“Uma parte do Ministério Público, com apoio de uma parte do Poder judiciário – ainda bem que minoritários - avocase como verdadeiros corregedores de atos políticos da administração do Poder Executivo, julgando afora e acima das leis, como no caso presente. Tornam-se, assim, verdadeiros cogestores do Poder Executivo, sem qualquer delegação popular e sem ter que prestar contas à sociedade”, finaliza o governador gaúcho, que vai recorrer da decisão.
Fonte: Folha PE

Listão da UFPE será divulgado nesta quinta-feira

Foto: JC Imagem
fera_720
Preparem as lâminas e as máquinas de cortar cabelos.  Os 6.607 aprovados no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), um dos mais concorridos do Estado, serão conhecidos nesta quinta-feira (23). O listão será divulgado às 11h, na sede da Comissão de Vestibular (Covest), no Derby.
O resultado também poderá ser conferido no Portal NE10 e no site da Covest, no endereçohttp://listao.ufpe.br.
Uma hora antes da divulgação do listão, às 10h, o presidente da Covest, Armando Cavalcanti, e o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, vão anunciar para a imprensa os nomes dos três primeiros colocados na classificação geral e o primeiro lugar de cada grupo. O anúncio, que será seguido de uma entrevista coletiva, também ocorrerá na sede da Covest.
O vestibular da UFPE contou com a participação de 36.152 estudantes. Das 6.607 vagas distribuídas em 97 cursos, 4.897 são para livre concorrência e 1.710 para o sistema de cotas (para quem estudou todo o ensino médio em escola pública).
CLASSIFICÁVEIS – Também estará disponível a partir da amanhã para consulta a lista dos classificáveis, ou seja, dos feras que têm chance de passar nos remanejamentos. Vale lembrar que o sistema tem três informações diferentes: candidato classificado é aquele que conquistou vaga. O candidato classificável é o que poderá ser remanejado, dependendo da posição dele e da quantidade de vagas que sobrarem. Já o candidato eliminado não passou e não tem mais chance. O primeiro remanejamento da UFPE será divulgado dia 17 de fevereiro.
Fonte: Ne10

Mulher é resgatada após ficar presa em carro capotado por 2 dias no PR

No Paraná, os bombeiros resgataram hoje uma mulher que sofreu um acidente de carro, na segunda-feira (20), e estava desaparecida. Foram duas noites de agonia, presa nas ferragens, até a chegada do resgate.
Depois de quase duas horas, Zelinda Geremia, de 59 anos, foi retirada do carro com quatro costelas fraturadas e já desidratada. Na segunda-feira, ela saiu de casa, em Francisco Beltrão, e seguia para Pato Branco, no sudoeste do Paraná, quando o carro saiu da pista e despencou de uma altura de cinco metros.
Quem passava pela PR-280 não conseguia ver o que tinha acontecido, pois o carro estava escondido entre as árvores. Até que um agricultor percebeu algo diferente.
“Quando cheguei lá no alto, de lá eu percebi que tinha alguma coisa branca aqui, mas no momento pensei que fosse algum saco de lixo. Quando cheguei pertinho de novo, daí desci do trator e enxerguei o pneu do carro”, conta Adelir Capoani.
Adelir só achou o carro porque mudou o cronograma de cuidados da plantação de soja, que fica perto do local do acidente. “Foi um milagre para mim, porque não era para entrar nessa área, aplicar esse produto. Ia aplicar segunda-feira, mas eu antecipei porque tinha previsão de chuva e amanhã eu não poderia entrar. Então a sorte dela foi isso”.
O filho da empresária registrou dois boletins de ocorrência. Um deles em uma delegacia
de Francisco Beltrão, onde mora. A polícia chegou a suspeitar de sequestro.

Zelinda está em coma induzido, em um hospital de Pato Branco. Ela respira com a ajuda de aparelhos, mas já está fora de perigo. A polícia ainda não sabe as causas do acidente.
Fonte: G1

Bombeiros ganham sede em Surubim

Os bombeiros civis de Surubim contam agora com uma nova sede. Após vários anos sem base fixa, uma parceria firmada com a prefeitura, garantiu um local para os profissionais se estabelecerem.
O grupo está sediado a partir deste mês de janeiro, no prédio da Secretaria de Defesa Social do município, localizado na Rua Oscar Loureiro, N.º 147, no Bairro da Cabaceira.
Exiba bombeiros_civis.jpg na apresentação de slides“Hoje os bombeiros civis encontram o apoio necessário para mostrarem seu trabalho. São profissionais voluntários que servirão a sociedade surubinense ajudando a salvar muitas vidas”, afirma o secretário de Defesa Social de Surubim, Reginaldo Dantas.
Os bombeiros civis atuam na prevenção e combate a incêndio, no resgate de pessoas em situação de perigo iminente, emergência médica pré-hospitalar, intervenção em acidentes elétricos, hidráulicos e com produtos químicos.
A profissão de Bombeiro Civil é regulamentada pelo Ministério do Trabalho através da lei federal nº 11.901, que traz a definição do cargo, as classificações e os direitos da categoria.
Fonte: Prefeitura de Surubim

Prefeitura de Surubim realiza Projeto Criança no Parque

Prefeitura Municipal do SurubimPor mais um ano, a Prefeitura de Surubim realizou o projeto Criança no Parque na Festa de São Sebastião.
A iniciativa permite que milhares de crianças se divirtam gratuitamente nos parques de diversão montados na Avenida São Sebastião, durante as festividades do padroeiro da comunidade.
Na tarde da última terça-feira (21), brinquedos como roda gigante, pula-pula, cama elástica, bate-bate, carrossel, barca e rampa inflável, ficaram lotados pelas milhares de crianças que participaram do projeto.
A animação do palhaço Pintão e a distribuição de pipocas, pirulitos, bombons, cachorro-quente, batata-frita, sorvete, algodão-doce e bolas de festa, completaram a alegria da criançada.
O prefeito Túlio Vieira esteve no evento, acompanhado da primeira-dama, Rosélia Duda e dos secretários municipais, Daves Nascimento (Turismo e Cultura), Rosa Cristina (Desenvolvimento Social), Izaldo Andrade (Saúde), Eva Pessoa (Orçamento Participativo), Fátima Sousa (Juventude), Bernadete Cristovam(Finanças) e Cilene Farias(Coordenadora do Controle Interno).  
Fonte: Prefeitura de Surubim

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Prefeitura de Surubim abre vagas para cursos gratuitos pelo SENAI

O Centro da Vocação Tecnológica Clóvis Júlio Nóbrega (CVT), inicia o ano 2014 com novas turmas.
Foram abertas 120 vagas para os cursos de Costura Industrial, Modelista, Pedreiro e Gesseiro. As aulas são ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
As capacitações fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
A coordenação local do programa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social. No ano passado, cerca de 1200 pessoas foram qualificadas através da parceria entre a prefeitura e o Senai.
Fonte: Prefeitura de Surubim

85 pessoas detêm 46% da riqueza mundial

Davos, este ano, esteve mais para estação de esqui do que para fórum mundial
Davos, este ano, a estação de esqui recebeu mais um fórum mundial
Apenas 85 pessoas no mundo detêm 46% de toda a riqueza produzida no planeta – mesmo percentual de metade da população – segundo um novo relatório, divulgado nesta segunda-feira no Fórum Econômico de Davos, na Suíça. O documento realça a incapacidade de políticos e líderes empresariais em deter o crescimento da desigualdade econômica.
“Os resultados apresentados no estudo minam a democracia e tornam mais difícil a luta contra a pobreza”, afirmou o grupo humanitário britânico Oxfam International, que assina o relatório.
– É impressionante que, em pleno Século XXI, metade da população mundial tenha apenas um pouco mais do que uma elite cujos números permitem tê-los, todos, sentados confortavelmente em um único vagão de um trem. Ampliando-se a desigualdade, cria-se um círculo vicioso no qual a riqueza e o poder concentram-se, cada vez mais, nas mãos de poucos, deixando o resto de nós a lutar por migalhas da mesa superior – disse Winnie Byanuima, diretora executiva do grupo.
Lição de Marx
Em um outro relatório, divulgado na semana passada, o Fórum Econômico Mundial já abordava a desigualdade e a concentração de renda no mundo como o mais sério risco de danos políticos e instabilidade na próxima década. Na segunda década do século XXI confirma-se, integralmente, a Lei Geral da Acumulação Capitalista formulada assim n’O Capital, do economista Karl Marx: “À medida que diminui o número dos potentados do capital que usurpam e monopolizam todas as vantagens deste período de evolução social, crescem a miséria, a opressão, a escravatura, a degradação, a exploração, mas também a resistência da classe operária”.
A Organização Internacional de Trabalho (OIT), em linha com a miséria causada por um sistema global intrinsecamente injusto, mais de 200 milhões de trabalhadores estão desempregados no mundo. Apenas a União Europeia tem mais de 30 milhões de pessoas sem emprego e 127 milhões vivendo na pobreza extrema. Na França, mil empregos são destruídos por dia e cinco milhões estão sem trabalho. Na América Latina e Caribe a taxa de desemprego entre os jovens é de 13,7%, ou 22 milhões; na Espanha, 56%, e na Grécia, 61%. Ainda de acordo com a OIT, 73 milhões de jovens estão desempregados e este índice continua crescendo.
Na Alemanha, um dos maiores exportadores do mundo e país mais rico da União Europeia, 30% da população vivem abaixo da linha de pobreza e 7,45 milhões de trabalhadores têm “miniempregos”, nos quais o trabalhador recebe 450 euros (R$ 1.200) por mês. Caso esses trabalhadores fossem somados à população desempregada, o desemprego pularia de 7% para 24%.
Na principal cidade dos Estados Unidos, Nova York, 50 mil trabalhadores moram em abrigos porque seus empregos são de baixa remuneração e na Espanha, até junho de 2013, 20 mil famílias foram despejadas de suas casas.
A fome segue como a principal causa de morte no planeta. Na década de 1950, 60 milhões de pessoas passavam fome. Atualmente, são quase um bilhão. Mas, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o número de pessoas com desnutrição – que sofrem de uma ou mais deficiências em micronutrientes (vitaminas e outros) – já alcança dois bilhões. Segundo Jean Ziegler, ex-relator especial para o Direito à Alimentação das Nações Unidas (ONU), 18 milhões morrem de fome por ano e, a cada 5 segundos, uma criança morre de fome.
O desenvolvimento do capitalismo, portanto, não trouxe mais progresso nem uma vida melhor para a maioria da população, mas sim desemprego, fome e sofrimento. Porém se a pobreza aumenta, cresce a riqueza daqueles 85 capitalistas. Em 2000, apenas 1% dos norte-americanos detinha 32,8% da riqueza do país; em 2013, passaram a abocanhar 40%.
Oligarquia financeira
No mundo, de acordo com Mapa da Desigualdade em 2013, os 10% mais ricos do planeta detêm atualmente 86% da riqueza mundial. Destes, 0,7% tem US$ 98,7 trilhões e a posse de 41% da riqueza mundial, maior valor já registrado na História da Humanidade. Com uma enorme soma de capital em suas mãos, um reduzido grupo de multimilionários, donos de grandes bancos, fundos de investimentos e monopólios espalhados pelo planeta, controla a indústria, o comércio e a agricultura.
Estudo realizado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça enfocando 43 mil empresas multinacionais concluiu que 174 delas (na maioria bancos) controlam 40% da economia mundial. Nos Estados Unidos, maior país capitalista do mundo, apenas cinco bancos (JP Morgan, Goldman Sachs, Citigroup, Bank of América e Weels Fargo) têm ativos de US$ 8,5 trilhões, cerca de 56% do PIB, e 10 empresas controlam 85% dos alimentos de base negociados no mundo.
Não bastasse, desde o início da crise, governos e bancos centrais repassaram mais de US$ 30 trilhões a essa oligarquia financeira, provocando o maior endividamento público da história. Somente o Tesouro dos EUA, segundo relatório do U.S. Government Accountability Office (U.S. GAO), entregou 16 trilhões de dólares em empréstimos a juros negativos às grandes empresas e bancos do país, embora tenha demitido milhares de funcionários públicos.
O resultado desses planos de ajuda aos bancos foi o crescimento exponencial das dívidas públicas, dívidas dos Estados, mas pagas pelos impostos cobrados dos trabalhadores. Em 2007, a dívida pública dos EUA era de 66,5% do PIB, e pulou para 106,5% em 2012, levando o país a viver em estado permanente de calote. A dívida pública do Japão é superior a 200% do PIB e a da França, segundo o próprio governo, chegará a 95,1% do PIB em 2014. Por sua vez, dados do FMI indicam que a dívida do governo central da China soma 46% de tudo o que o país produz.
Para pagar essas dívidas, a solução dos governos capitalistas são os chamados planos de austeridade, ou seja, jogar esse endividamento nos ombros dos trabalhadores. Por isso, medidas como redução de salários dos funcionários públicos, cortes das verbas para a saúde e educação, privatização de empresas públicas, eliminação de direitos trabalhistas, diminuição das aposentadorias e, consequentemente, destruição de pequenas e médias empresas.
Ao lado do crescimento da concentração de capital, do aumento de fusões e aquisições entre as empresas em todo o mundo, temos o aumento exponencial da especulação financeira. Segundo relatório do Mackinsey Global Institute, em números absolutos, o estoque total de ativos financeiros – depósitos bancários, financiamentos, títulos de dívida privada e pública, ações de companhia – atingiu US$ 225 trilhões no ano passado. Um volume 10% maior que em 2007, ano de início da crise, e o equivalente a 312% da produção global. Já o montante dos derivativos no mundo atingiu US$ 600 trilhões em 2011, segundo números do Bank for International Serrlements (BIS).
É esta oligarquia financeira que impõe sua vontade e seus interesses em todos os países e obrigam os governos e os bancos centrais da Europa, América Latina, África ou da Ásia, a adotarem a mesma política de ampla proteção ao capital financeiro. Ocorre, assim, uma verdadeira fusão do Estado com o capital financeiro.
Dessa forma, a globalização da economia nada mais é que a extensão do domínio desse pequeno e poderoso grupo de bilionários dos países imperialistas em aliança com a grande burguesia dos demais países, para obter superlucros.
Luta de classes
Há, ainda, o acirramento das contradições interimperialistas, isto é, entre EUA, Rússia, China, Alemanha, Japão, Inglaterra e França. Essas contradições ficam evidentes, quando verificamos que não existe um acordo comercial amplo no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC); prossegue a chamada “guerra cambial” ou a tentativa de impor o dólar e o euro como únicas moedas no mundo; bem como a feroz disputa pelo controle de regiões estratégicas do planeta, como se verifica na África, e em particular, no Oriente Médio, para ter a posse do petróleo, gás e de minérios estratégicos.
Na outra ponta, as potências capitalistas realizam acordos e tratados comerciais, visando a enfraquecer concorrentes e redividir os mercados, como fica claro, nos acordos dos EUA com a União Europeia para formar uma área de livre comércio e com o Japão no Pacífico, procurando isolar a China; da França com a Alemanha na Europa, ou com os acordos comerciais e investimentos da China na África e na América Latina.
São ainda características da crise, além da destruição de empregos, elevação do preço dos alimentos e do custo de vida e o empobrecimento das massas, o enriquecimento da grande burguesia mundial, em particular da alemã e da norte-americana, o surgimento de um reduzidíssimo número de milionários na China e o aumento das intervenções militares e guerras para saquear nações e controlar suas riquezas.
Em resposta a essa situação, os trabalhadores e a juventude organizam greves gerais, enfrentam os governos e seus aparelhos de repressão e promovem protestos e lutas. Os levantes populares na Tunísia, Egito, e em outros países da África; as greves gerais na Europa, a revolta de junho em nosso país, etc., são exemplos claros dessa tendência. Também, em função das medidas econômicas adotadas pelos governos burgueses em favor de bancos e monopólios, cresce o descrédito das massas no Estado burguês e em suas instituições, como Parlamento, União Europeia, FMI, OMC e ONU.
Com sua base social cada vez mais reduzida, os governos burgueses ampliam os gastos militares visando a enfrentar as revoltas populares e manter este carcomido sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção. O orçamento militar dos Estados Unidos cresceu 90% nos últimos 13 anos. A Rússia, em 2011, aumentou orçamento militar em 9,7% e a China elevou em 11,2% os gastos militares no ano passado.
Em outras palavras, os governos capitalistas aumentam a repressão sobre as massas, criminalizam os protestos e os movimentos sociais e montam uma rede de espionagem mundial na telefonia e na internet, violando as mais elementares liberdades democráticas.
O fato é que, neste século 21, temos um aumento extraordinário das guerras e intervenções militares imperialistas, como no Mali, Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria e Haiti, e, em outros países ocorre um processo de fascistização dos governos com a supressão de vários direitos democráticos, comprovando, como afirmou Lênin em sua obra O Imperialismo, fase final do capitalismo, que este sistema, em sua fase imperialista, tende para a violência e o autoritarismo.
Em síntese, o plano da burguesia mundial é resolver a crise, aprofundando a exploração das massas trabalhadoras, invadindo países, dominando povos e se apoderando, por meio de guerras, das riquezas naturais e dos mercados para garantir uma nova partilha do mundo e a escravização de bilhões de pessoas por um minoria de exploradores capitalistas.
Portanto, diferente do que prometeu a burguesia mundial, o século 21 não é o século da paz nem da harmonia entre capital e trabalho. Pelo contrário, em vez do “estado do bem-estar social”, temos crises econômicas, fome, ampliação do comércio de drogas e da prostituição, e o acirramento da luta de classes em todos os continentes.
Movimentos táticos
Ingressamos em um novo período de confrontos entre as classes, caracterizado, de um lado, pelo aumento da exploração dos trabalhadores, uma enorme destruição das forças produtivas, e o desencadeamento de novas guerras imperialistas e, de outro lado, pela resistência das massas exploradas e por um impressionante avanço das greves operárias e das lutas da juventude e demais oprimidos.
Os próximos anos serão, assim, anos de uma acirrada disputa por mercados e pelas riquezas naturais, como petróleo, minérios, pela água, e de grandes enfrentamentos entre as classes.
Porém, como afirma a Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML), “os resultados da crise econômica capitalista dependerão das forças políticas atuantes e da sua inteligência para aproveitar a conjuntura. De uma crise econômica e uma guerra mundial surgiu a primeira revolução socialista, a de outubro de 1917 na Rússia, mas também, de uma grande crise econômica surgiu o fascismo alemão, o nazismo, encabeçado por Hitler. Quer dizer, a crise pode contribuir para a revolução, se existir uma força política com influência nas massas e capacidade para desenvolver os movimentos táticos que permitam derrubar os governos burgueses e pró-imperialistas”.
Portanto, caminhamos para duros combates entre os exploradores e explorados. As potências imperialistas não vacilarão e não têm vacilado em tudo fazer para salvar seu injusto sistema econômico e político e para que as riquezas continuem nas mãos de uma ínfima minoria, da oligarquia financeira internacional e seus sócios, embora isso signifique crianças morrendo de fome, milhões de operários desempregados, famílias vivendo sem casa, mais guerras e destruição do meio-ambiente.
Com efeito, a classe capitalista nunca ficou de braços cruzados vendo sua riqueza derreter, sempre agiu para proteger o lucro, a acumulação capitalista e a reprodução do capital. Não importa o que tenha que fazer nem quantas guerras tenha que realizar. Mas é verdade também que, por toda parte, avança a luta por uma vida nova, para libertar a humanidade das guerras e da exploração do capital e a perspectiva da revolução e do socialismo torna-se a cada dia mais concreta.
Fonte: Correio do Brasil

Senac com 274 vagas gratuitas para cursos em Vitória, Garanhuns e Recife

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) está com inscrições abertas para cursos gratuitos nas unidades de Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Recife. Ao todo, são 274 vagas. Na Zona da Mata, são 139 vagas distribuídas entre os cursos de inglês básico, manicure e pedicure, auxiliar de operações em logísticas, cabeleireiro e organizador de eventos. No Agreste, no município de Garanhuns, serão realizados os cursos de cuidador Infantil, auxiliar de pessoal, recepcionista, costureiro e manicure.

Já no Recife, o curso ofertado é de garçom cujos candidatos devem ter disponibilidade para frequentar as aulas no horário integral das 8h às 17h. Para os cursos de Vitória de Santo Antão e Garanhuns as inscrições encerram na sexta-feira (24) e no Recife, o prazo termina na quinta-feira (23). 

Para se inscrever os candidatos devem preencher os pré-requisitos do curso escolhido e do PSG como ter renda familiar per capta de até dois salários mínimos, ser aluno egresso ou matriculado da educação básica e ser trabalhador empregado ou desempregado. Os interessados devem fazer a inscrição no site do Senac (www.pe.senac.br)  e clicar no o link do Programa Senac de Gratuidade. No site do Senac também estão disponíveis o edital e os todos os requisitos dos cursos. Outras informações pelo telefone 0800 081 1688

SERVIÇO
Cursos gratuitos – Senac
Vitória de Santo Antão e Garanhuns
Inscrições: Até 24/01
Resultado: 27/01
Matrículas: 28 a 30/01

Recife
Inscrições: Até 23/01
Resultado: 24/01
Matrículas: 27 e 28/01
 Fonte: SENAC PE

domingo, 19 de janeiro de 2014

Interdição da UPA estadual é pedida pelo Simepe ao Cremepe, em Caruaru

A interdição da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual em Caruaru, no Agreste, foi solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) ao Conselho Regional de Medicina (Cremepe). O pedido partiu dos profissionais, que estariam sem proteção pessoal e patrimonial. Delegado regional do conselho, o médico Jamerson Lima informou que recebeu o documento e que a equipe de fiscalização deve comparecer à unidade até o fim da semana que vem.
Apurações, o que pode gerar inquéritos éticos, administrativos ou imputações criminais, diz Lima. (Foto: Reprodução/ Youtube)Delegado regional do Cremepe informou que até
o fim da semana que vem será feita a fiscalização.
(Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Segundo o médico Danilo Souza, diretor regional do sindicato, o número de atendimentos ultrapassa as 500 pessoas por dia, nas 24 horas de funcionamento e não haveria entendimento disto por parte de pacientes e acompanhantes. “É um clima de estresse, de tensão. A UPA atende a mais pacientes do que poderia e os profissionais estão recebendo ameaças e agressões verbais”, contou. Também de acordo com ele, o Simepe se reuniu duas vezes com a direção da unidade para discutir o problema de segurança e foi dado o prazo de até 25 de dezembro para resolvê-lo.
Em nota, a direção da UPA afirmou que “cabe ao Governo do Estado a manutenção da segurança patrimonial. A direção desta unidade de saúde já enviou vários ofícios para a Secretaria de Defesa Social solicitando o reforço na segurança. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o serviço de segurança na UPA de Caruaru será normalizado até fevereiro deste ano.”
Os números de protocolos dos ofícios não foram informados pela direção da UPA e, segundo a assessoria da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), não há como confirmar o recebimento nesta sexta-feira sem aquelas identificações.
Interdição ética
A situação era semelhante em unidades municipais de Caruaru e foi solucionada após reuniões, ainda segundo o diretor regional do Simepe, Danilo Souza. Inclusive, ele disse que “há UPAs no Recife com segurança”. “Segurança é um dos principais requisitos para o trabalho. Tanto é necessária para pacientes quanto para profissionais”, lembrou. O pedido do requisito também foi enviado pelo Simepe ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para conhecimento.
A UPA estadual poderá sofrer interdição ética, caso se constate a falta de segurança para o exercício da profissão. Neste sistema, “os médicos passarão a atender às urgências e emergências, e encaminhado demais casos às outras unidades”, explicou o delegado regional do Cremepe.
Fonte: G1/caruarueregiao

Fafica abre inscrições para o vestibular

fafica (Foto: Divulgação/ Fafica)Faculdade oferece 595 vagas em diversos cursos
(Foto: Divulgação/ Fafica)
Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o vestibular de verão 2014 da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru(Fafica), no Agreste de Pernambuco. 

Estão sendo oferecidas 595 vagas, distribuídas da seguinte forma: 45 para o curso de licenciatura em História; 55 para o curso de Letras (habilitação Espanhol/Inglês); 95 para Pedagogia; 30 para Filosofia; 45 para Teologia; 60 para Administração (1ª entrada); 80 para Administração (2ª entrada); 40 para o curso de Ciências Contabéis (2ª entrada), 40 para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1ª entrada); 30 para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2ª entrada); 30 para o curso de Tecnologia em Redes de Computadores e 45 para o curso de Tecnologia em Gestão Comercial (1ª entrada). Todos os cursos funcionam no horário noturno.
Os interessados podem se inscrever no site da faculdade até o dia 2 de fevereiro. O edital e o Manual do Candidato também estão disponíveis na página.
Fonte:G1/caruarueregiao

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prefeitura de Surubim faz recadastramento de servirdores

Começou nesta segunda-feira (13), o recadastramento dos servidores efetivos da Prefeitura de Surubim. Os funcionários municipais devem comparecer ao Auditório Nelson Barbosa (anexo à prefeitura), das 8h às 12h e das 14h às 17h para realizar a atualização dos dados pessoais.
O recadastramento obedecerá um calendário com datas definidas por secretaria. Confira:
De 13/01 a 17/01 – Turismo e Cultura; Administração; Finanças Governo e Planejamento;
De 20/01 a 24/01 - Saúde; Desenvolvimento Social e Promoção ao Trabalho;
De 27/01 a 31/01 - Agricultura, Indústria e Comércio; Defesa Social; Transporte, Saneamento e Urbanismo; Juventude;
De 03/02 a 18/02 – Educação; Servidores que estão à disposição de outros órgãos e retardatários;                      
Para se recadastrar, o servidor deve apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certificado de Reservista (apenas para homens), Certificado de conclusão de curso ou diploma, Cartão do PIS/PASEP, comprovante de residência e uma foto 3X4.
Fonte: Prefeitura de Surubim

Eduardo Campos e Lula Cabral recebem prêmio em Washington

O governador Eduardo Campos e o presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Lula Cabral, comemoram a conquista do Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo  recebido, ontem (15), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em solenidade realizada na sede da instituição, em Washington. Pernambuco conquistou o prêmio na categoria “Governo Seguro”, com o Programa Pacto pela Vida, e na categoria “Governo Inteligente”, com o Programa de Soluções da Jucepe que desburocratizou o processo de abertura de empresas.
“O Pacto Pela Vida é um programa que vai na direção de dar respostas a uma questão extremamente desafiadora no Brasil e na América Latina. Com ele conseguimos uma redução de 33,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais”, afirmou o governador.  Para o presidente da Jucepe, Lula Cabral, a conquista do prêmio é o coroamento do esforço e dedicação da equipe da Jucepe que, seguindo as diretrizes do governo Eduardo Campos, vem trabalhando com o objetivo de criar cada vez mais facilidades para os empreendedores que geram emprego e renda no Estado.

O Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo foi lançado pelo BID em julho de 2013, com o objetivo de identificar, documentar e disseminar experiências inovadoras em diferentes áreas da gestão pública nos governos, e teve uma grande recepção frente às administrações públicas. O BID recebeu 71 aplicações de 30 governos subnacionais, entre Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile.
Fonte: MG Comunicação

Fecomércio-PE promove 2° Fórum Empresarial do Polo Econômico de Goiana

A Fecomércio realiza, no próximo dia 30 de janeiro, às 18h, o 2° Fórum Empresarial do Polo Econômico de Goiana.  O evento tem o objetivo de trazer novas ideias, soluções e processos que promovam o desenvolvimento sustentável, além de oferecer palestras, rodadas de negócios e balcão de informações para fornecedores. Ao todo, são oferecidas 300 vagas. As inscrições são gratuitas. 
 Vários temas serão discutidos, como os “Princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua aplicação nas empresas”, “Desafios e oportunidades para os pequenos negócios”, além de apresentações de experiências de sucesso, como o “Modelo Fiat de Gestão Ambiental” e “Vivix: um projeto sustentável”.
 O fórum acontece no Centro Cultural Antonio Corrêa de Oliveira, no Sesc Ler Goiana. Para mais informações, o telefone é o 81 3626-2889 ou 81 3231-6635.
Fonte: Thaís Neves/Multi Comunicação

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Homem tenta matar companheiro no motel em Surubim

Na madrugada desta terça (14), por determinação da Central de Operações do 22º BPM, o efetivo da Patrulha do Bairro deslocou-se ao Motel Caliente, em Surubim, para atender a solicitação feita pela recepcionista do estabelecimento. No local, funcionários do motel informaram aos policiais que ouviram gritos de socorro no quarto 12. Devidamente autorizados, os militares solicitaram aos clientes a abertura da porta, sendo atendidos de imediato. Segundo a PM, estavam no quarto Adalberto Rosa de Lima Júnior, 18 anos, e Armando José da Silva, 25 anos, ambos residentes em Surubim. 

Informações policiais indicaram que Adalberto apresentava um ferimento no peito esquerdo provocado por faca e o Armando um ferimento na orelha direita e nas mãos provocados por mordidas. A vítima informou que eles mantêm um relacionamento homoafetivo, mas que por motivos pessoais discutiram e se agrediram. Os envolvidos foram conduzidos ao Hospital Municipal de Surubim, onde foram medicados e liberados. Em seguida, foram conduzidos à Delegacia de Surubim e posteriormente à Delegacia Regional de Limoeiro, onde o acusado foi autuado em flagrante por Lesão Corporal de Natureza Grave e recolhido à Cadeia Pública de Surubim.  

Fonte: Blog do Agreste

Prefeitura de Casinhas paga férias de funcionários

Do Blog da Prefeitura de Casinhas
charlesnasci@yahoo.com.br


A Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (14) o pagamento do terço de férias para todos os professores e demais servidores da rede pública de ensino.


A prefeita Rosineide Barbosa confirmou, durante entrevista concedida no último sábado (11) para a Rádio Integração FM, que até o final deste mês também estará efetuando o pagamento do 14º salário para os professores do município.

"A Secretaria de Educação já está fazendo a avaliação dos nossos professores, assim como também iremos contemplar todos os alunos do 8º e 9º ano que tiveram o melhor desempenho nas escolas no ano passado. Foi um compromisso que assumimos no dia 1º janeiro de 2013 e que nós vamos cumprir à risca", afirmou Rosineide.


Fonte: Blog Mais Casinhas

Limoeiro e Orobó estão entre os municípios que omitiram dados previdenciários em 2013

Foto: Google Imagens
Do Blog de Magno Martins
charlesnasci@yahoo.com.br


Um estudo realizado pela Coordenadoria de Controle Externo (CCE) do Tribunal de Contas do Estado (TCE) detectou que 22 municípios pernambucanos deixaram de divulgar os resultados de seus regimes próprios de previdência. Os dados não apresentados trazem informações importantes sobre a previdência municipal, como por exemplo, número de pessoas que dependem do regime, idade e remuneração média dos servidores e valor de recursos do regime de previdência para pagamento de futuras aposentadorias e pensões.

A coordenadora de Controle Externo do TCE, Bethânia Azevedo, a avaliação atuarial é um documento de extrema importância para o regime previdenciário das prefeituras. Por meio desse dado, segundo ela, é possível identificar se os atos políticos do prefeito apontam para a preservação do equilíbrio da previdência municipal. O tribunal expediu ofícios circulares aos prefeitos e gestores dos regimes próprios de previdência, solicitando esclarecimentos sobre a ausência de divulgação dos resultados da avaliação atuarial no ano passado.

Municípios sem resultados da avaliação em questão divulgados em 2013: Aliança, Angelim, Araripina, Barra de Guabiraba, Caetés, Camutanga, Correntes, Goiana, Ibirajuba, Ipubi, Itaíba, Itapissuma, Limoeiro, Manari, Moreilândia, Orobó, Ribeirão, Santa Cruz, Santa Terezinha, São João, Tracunhaém, Trindade.

Fonte: Blog do Magno Martins

PT e Lula irão apoiar a candidatura de Armando para governador em PE

João Paulo afirma que, no depender do PT nacional, a sigla caminha ao lado de Armando / JC Imagem

João Paulo afirma que, no depender do PT nacional, a sigla caminha ao lado de Armando

JC Imagem

Enquanto lideranças do PT de Pernambuco ainda cogitam lançar candidato próprio na eleição para o governo do Estado, a cúpula nacional do partido – com o decisivo apoio do ex-presidente Lula – deu um novo e forte aviso em favor da coligação com o senador Armando Monteiro Neto (PTB), cuja postulação já é certa e apoiará a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
O recado foi dado pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão, em reunião na noite da segunda-feira (13), em São Paulo, com o deputado federal João Paulo (PT). O ex-prefeito do Recife é o petista mais lembrado para entrar na disputa pelo Palácio das Princesas, embora repita que, hoje, seu objetivo é tentar se reeleger à Câmara.
Petistas locais argumentam que o lançamento de duas candidaturas da oposição pode forçar um segundo turno contra o postulante a ser lançado pelo governador Eduardo Campos (PSB) - na semana passada, ganharam força os nomes dos secretários socialistas Paulo Câmara (Fazenda) e Tadeu Alencar (Casa Civil).
A direção nacional, entretanto, entende que estar unido já no primeiro turno fortalece o palanque da presidente Dilma Rousseff, cuja reeleição é a prioridade da legenda. O PT teria espaço na majoritária.
“Se depender dele (Rui Falcão) e do PT nacional, de Lula, a gente faz composição com Armando Monteiro. Lógico que isso vai ser combinado com o PT de Pernambuco. Vamos construir uma posição que seja confortável para o PT local e nacional. Não vamos construir uma área de conflito”, disse João Paulo, ao comentar, nessa terça-feira, o encontro com o dirigente da nacional.
Em São Paulo - onde deve ficar esta sexta-feira (17) -, o deputado federal também conversou com outras lideranças nacionais, como Francisco Rocha, Rochinha, coordenador da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), uma das mais fortes da legenda.
O parlamentar afirma que está “divido” sobre os rumos eleitorais que o partido deve tomar em Pernambuco. “As duas teses têm muita verdade”. Nas conversas com os dirigentes, João Paulo se colocou, num velho chavão político, como “um soldado” do partido, se apresentando disposto à missão que lhe for designada.
Além de fortalecer o palanque de reeleição de Dilma, a opção da coligação com Armando Monteiro é apresentada como mais viável por alguns petistas locais que questionam se o partido está pronto para lançar um nome próprio. Em 2012, sem consenso e acumulando uma série de desgastes públicos, o partido apostou na candidatura do senador Humberto Costa para a Prefeitura do Recife e amargou a terceira colocação, tendo perdido a hegemonia de 12 anos no poder. A aparente reunificação da sigla só ocorreu no fim do ano passado, com um acordo entre os grupos adversários no Processo de Eleição Direta (PED), que elegeu o novo diretório estadual.
Desde o ano passado, Armando desenvolve um canal de diálogo direto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Em uma das conversas, em novembro, o senador ouviu do petista que ele participará ativamente da campanha em Pernambuco, diferente do que ocorreu na última eleição municipal, quando não participou de um ato do então candidato Humberto Costa.

Fonte: NE10