quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Jovens divulgam carta de repúdio ao Conselho Municipal de Juventude de Surubim

IMPORTANTE: O conteúdo desta carta não é de responsabilidade do Portal Surubim. Deixamos o espaço aberto para que o Conselho Municipal de Juventude de Surubim possa se manifestar.


Nós, conselheiros (as) representantes da sociedade civil e jovens surubinenses, abaixo assinados, participantes da reunião extraordinária do Conselho da Juventude, no último dia 19 de dezembro de 2013 no Centro Cultural, vimos por meio desta, repudiar a atuação deste Conselho Municipal da Juventude em Surubim.

O Conselho Municipal da Juventude (CMJ) se propõe a ser um espaço de escuta e debate sobre as questões que afetam diretamente a juventude.
Esse espaço é, portanto um local legítimo de participação dos(as) jovens, ou ao menos é o que deveria ser. No último dia 05 de abril o prefeito Túlio Vieira sanciona a lei nº 340/2013 que cria em âmbito municipal o CMJ. Todavia está existindo uma falta e negligência diante dos próprios membros que propuseram este Conselho. 

Em Surubim, embora a juventude tenha sido a única responsável pelo início, o fomento e o processo de construção das Políticas Públicas de Juventude, a mesma não vem sendo representada pelo órgão que a deveria representar. Este CMJ se tornou um espaço de disputa política e de força entre o governo e a sociedade civil, como se a juventude, foco alvo deste órgão, não tivesse que ser levada em consideração.

Desde seu início de atuação, no dia 15 de agosto do corrente ano, por ocasião de sua posse, que este CMJ não conseguiu deliberar e nem ao menos discutir nenhuma proposta de encaminhamento e direcionamento das Políticas de Juventude no município e com isso os (as) únicos(as) a perderem oportunidades são os(as) próprios(as) jovens.

Percebemos, a partir da atuação (ou falta dela) dos (as) conselheiros (as) representantes do governo, um descaso quanto a construção da pauta da juventude no município, muito embora saibamos reconhecer que existam pessoas interessadas nessa construção, mas que parece não ter tanta expressão neste cenário. Prova disto foi a ausência em massa destes representantes governamentais na reunião supracitada. É fato, óbvio, vergonhoso e repugnante que representantes da juventude estejam contra a participação juvenil, ou ao menos não a promova. É simplesmente inaceitável, intolerável e incompreensível que conselheiros e conselheiras governamentais estejam, quase todos (as), articulados (as) sob chefia da Presidenta deste CMJ e Secretária de Juventude, Fátima Sousa e com a aprovação do gestor municipal, Tulio Vieira, para boicotar a participação da juventude no processo político democrático dentro do seu órgão de participação efetiva, que é este Conselho.

Gostaríamos, portanto de uma explicação plausível do governo municipal no que concerne a ausência de seus conselheiros e conselheiras, não tão somente nesta reunião que aconteceu hoje, mas inclusive, nas reuniões anteriores que, sequer somou um contingente legível de representação das 10 secretarias que fazem parte deste CMJ, sem contar que existe secretarias que até o presente momento nunca compareceram a nenhuma reunião e sequer justificaram sua ausência.
Nós, jovens de Surubim, exigimos que as secretarias municipais quais tem assento neste CMJ venham a público se justificar o porque de não estarem participando ativamente deste Conselho e inclusive do motivo de todas terem deixado de comparecer a esta reunião, que fora convocada por nós jovens no último dia 02 de dezembro, quando, por desrespeito a essa comunidade jovem, nos deixaram do lado de fora do espaço físico do Centro Cultural, restando-nos apenas nos reunir à luz da lua.

Compreendemos que o Conselho da Juventude deve representar os interesses da juventude e não salvaguardar interesses políticos e/ou pessoais de governos e/ou pessoas. Compreendemos também que um Conselho tem autonomia para funcionar e que suas deliberações precisam ser levadas em consideração e temos muito claro que um conselho precisa necessariamente ouvir o público ao qual defende, neste caso, a juventude de Surubim, o que, infelizmente, não vem acontecendo.

Dessa forma, exigimos ainda que aqueles (as) conselheiros(as) que não possuam interesse em ouvir nós jovens e que também não tenham interesse em discutir de forma democrática e participativa as políticas juvenis que sejam retirados(as) de seus assentos imediatamente e sejam reposicionados por outros(as) capazes de ouvir, de forma plural e diversa a juventude de Surubim.

O Conselho da Juventude é nosso. Queremos participar. Queremos ser ouvidos (as). Queremos ter vez e voz. Queremos ser respeitados (as). Queremos construir nossas próprias políticas com democracia.

Lembrando que, fomos nós Jovens, a maioria presente nas ruas em época de eleição, na passeata pela paz, na defesa do direito, de cidadania e democracia. Somos nós que, em sua maioria, representa nossa querida cidade em eventos estaduais e federais, ressaltando que, somos o presente desta cidade querida. Não exigimos ou reclamamos por algo inalcançável, só queremos ser ouvidos(as) e compreendidos(as). Estamos aqui, à causa da juventude, a ousadia é o que nos move, queremos uma sociedade com o nosso rosto. Somos o presente e firmamos agora o futuro promissor da juventude que protagoniza debates e assuntos de cunho popular.

Sabendo que juventude, além de ser uma faixa etária compreendida entre 15 a 29 anos, é uma fase de espírito porque vossas senhorias não se vestem de modo a serem jovens, com o querer e fazer juvenil? É necessário o despojamento para o abraçar de uma parte da sociedade que edifica valores, que é a Juventude.

Infelizmente, ainda somos vistos como seres de segunda categoria, essa posição nos diminui como seres humanos, consequentemente, retira direitos essenciais na vida em sociedade. Acham que devemos ser submissos(as) e falar apenas o necessário. Porém, lutamos para que o direito da juventude possa ser ouvido e respeitado.

“Mudar a vida da juventude para mudar o mundo, mudar o mundo para a vida da juventude”.

Eduardo Pereira

Sendo o que se apresenta para o momento, despedimo-nos apresentando nosso protesto e repúdio a este Conselho Municipal da Juventude de Surubim.

Surubim, 19 de dezembro de 2013.

Em repúdio, os(as) jovens surubinenses,



• Ana Cláudia Miranda Luna, (Ana Cláudia Luna)
• Anaihara Assunção de Arruda, (Anaihara Assunção)
• Bruno José Lima da Silva, (Bruno Lima)
• Débora Karolayne da Silva, (Débora Karolayne)
• Dênys Vytor de Queiroz Silva, (Dênys Vytor)
• Dickson Arthur Mojica Barbosa, (Dickson Arthur)
• Eduardo Pereira da Silva, (Eduardo Pereira)
• Gabriel Arruda de Souza Fernandes, (Gabriel Arruda)
• Geibison Roberto Rocha de Moura, (Geibison Moura)
• Gilvando Henrique Vilarim da Silva, (Gilvando Vilarim)
• José Aniervson Souza dos Santos, (Aniervson Santos)
• José Saulo Arruda de Albuquerque, (Saulo Albuquerque)
• Josefa Fernanda da Silva, (Fernanda Silva)
• Joyce Maria de Lima Oliveira, (Joyce Maria Lima Oliveira)
• Lauro Vinícius Machado da Silva, (Lauro Machado)
• Luís Henrique Barbosa Tenório, (Luís Henrique)
• Marcos do Canto Florentino, (Marcos Canto)
• Rayanna Aguiar Souza, (Rayanna Aguiar)
• Renato Ferreira dos Santos, (Renatoo Santos)
• Vittorya Roberta da Silva Guedes, (Vittorya Guedes)
• Wedson Sales, (Wedson Sales)
• Weslley Gomes Barbosa. (Weslley Gomes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário